Os pilotos da Sherco Factory Racing dominaram a 4ª ronda do Campeonato do Mundo de Hard Enduro FIM, o Red Bull Romaniacs, vencendo 3 dos 4 dias de corrida. Teodor Kabakchiev e Mario Roman estiveram lado a lado nos últimos 2 dias, terminando em 2º e 3º respetivamente!
Mario Roman
“Foi uma semana muito boa para nós, um pódio no Romaniacs é sempre muito bom, pois é uma das corridas mais duras do mundo. No primeiro dia tive um problema com o travão traseiro, até que foi resolvido, perdi algum tempo valioso, mas consegui continuar a correr e ter um bom dia com o 2º lugar da geral: perdi 28 minutos para o líder nesse dia.
No dia 2 tive um bom dia, mas o Teo estava a voar e perdi uns 10′ para ele nesse dia.
No dia 3 consegui andar muito forte e ganhar a minha primeira etapa de sempre aqui no Romaniacs, estou muito orgulhoso deste feito.
No dia 4 tive um dia fantástico a abrir o percurso porque comecei em primeiro lugar, não havia ninguém para me perseguir, por isso fiz a minha própria corrida, sendo inteligente e lutando com o meu colega de equipa até ao fim.
No final da semana, estava a apenas 34′ do vencedor e a 2′ do Teo.
Fizemos grandes progressos em direção ao campeonato.
A equipa trabalhou muito bem e a moto estava forte.
Agora vou concentrar-me na próxima ronda, a 24 de agosto, na TKO USA.”
Teodor Kabakchiev
“O Romaniacs é uma das minhas corridas favoritas do ano. Adoro as montanhas e os longos dias na mota. No entanto, este ano foram longe demais, especialmente no Dia 1. Depois de 6 horas de corrida, tivemos uma colina impossível de percorrer, onde acabámos por empurrar as nossas motas e receber ajuda do público (o que foi uma situação controversa, tendo em conta as regras e o facto de a ajuda externa ser proibida). De qualquer forma, foram criadas grandes lacunas no Dia 1. Eu estava na 5ª posição.
Dominei o dia 2, criando grandes diferenças em relação aos outros.
Andei de forma consistente no dia 3 sem perder muito tempo.
Ganhei o Dia 4 para ficar em 2º lugar na geral.
Obrigado à equipa pela assistência e pelo trabalho sem erros na mota!
A Sherco 300 é uma mota monstruosa e provámo-lo ao vencer 3 dos 4 dias de corrida”.
A semana passada foi também a Baja Aragon. No final de um prólogo de 5,8 km e de 3 etapas de 181 km, 163 km e 162 km, Lorenzo Santolino teve um bom desempenho e subiu ao 3º degrau do pódio. Harith Noah, vencedor da categoria Rally 2 do Dakar 2024, terminou em 7º lugar. A equipa Sherco TVS Rally Factory participou neste evento de preparação para o próximo Rali Dakar.
Lorenzo Santolino
“Esta corrida foi muito positiva; senti falta da competição e mal podia esperar para voltar às pistas. Pudemos ver todas as alterações feitas na moto, trabalhámos bem com os mecânicos e com toda a equipa. Senti-me muito bem nas secções rápidas, que são semelhantes à configuração que enfrentamos no Dakar. Nas secções sinuosas, não encontrei o ritmo certo para andar a 100%, tive uma pequena queda na primeira etapa, num terreno muito escorregadio que exigiu muita concentração e atenção. Conseguimos ser muito competitivos e estou no pódio final desta Baja. Isto permite-nos começar a segunda metade do ano com uma nota positiva na preparação do principal objetivo do ano, o Dakar.”