A etapa 10 do Dakar 2025 trouxe os pilotos de volta às lendárias dunas do Empty Quarter. Foi um dia para recordar para Rui Gonçalves, que teve um desempenho estelar, terminando em 2º lugar na etapa, apenas 1 minuto e 20 segundos atrás do vencedor do dia.
Apesar da relativamente curta etapa especial de 115 km, depois de uma extenuante ligação de 520 km, o dia revelou-se desafiante. Para Lorenzo Santolino, foi uma reviravolta dramática: ficou sem combustível a apenas 1,3 km da meta. Determinado a não desistir, Lorenzo empurrou a sua mota através da areia profunda para cruzar a meta, ganhando a admiração dos seus pares. Infelizmente, perdeu mais de uma hora para os seus principais concorrentes.
Na classificação geral provisória, Rui Gonçalves sobe para 11º, enquanto Lorenzo Santolino ocupa agora a 18ª posição.
Rui Gonçalves :
” Sim, estamos aqui depois da 10ª etapa. Foi uma etapa com 100% de areia e dunas, pelo que começámos bastante atrás.
Senti-me bem desde o início e esforcei-me até à meta. Foi uma boa etapa, fisicamente também me senti bem com a mota. Acabei em P2, estou contente com isso e vamos concentrar-nos já no dia de amanhã para recuperar e fazer outra etapa longa. Estou realmente muito feliz por mim, pela equipa e por todos”
Lorenzo Santolino :
“Hoje, enfrentámos uma etapa de 125 quilómetros cheia de dunas onde me senti muito bem no início. A navegação estava no ponto e eu estava a pedalar confortavelmente, a desfrutar do desafio. Tudo corria na perfeição até que, a 300 metros da meta e a apenas dois minutos de a cruzar, tive de empurrar a moto durante 50 minutos.
Tive de empurrar a mota durante 50 minutos pela areia para chegar ao fim. Cheguei completamente exausto, à beira da desidratação, mas consegui.
Um enorme OBRIGADO a todos pelo vosso encorajamento e pelas mensagens que têm enviado. Agora estou no bivouac, a recuperar forças para enfrentar a etapa de amanhã. Isto é o Dakar e eu não vou desistir! ”
Jordan Curvalle (Chefe de Equipa):
“Chegámos a Shubaytah, no Bairro Vazio. Começámos cedo esta manhã, com a primeira mota a sair às 4h15. Depois de uma ligação de 520 quilómetros, os pilotos enfrentaram a primeira especial 100% dunas.
O Rui fez uma excelente especial, aproveitando as pistas que tinha à sua frente para se esforçar e garantir um fantástico 2º lugar!
Infelizmente, o Lorenzo ficou sem combustível a 1,3 km da meta. Calculámos o consumo de combustível de ambos os pilotos: Rui tinha quase 2 litros no final, Lorenzo deve ter ficado com menos cerca de 0,5 litros. Lorenzo deu tudo por tudo, empurrando a mota na areia para terminar a etapa. Perdeu uma hora, mas conseguiu regressar ao acampamento connosco esta noite e ainda está na corrida!”
O Dakar 2025 está a entrar na fase final da contagem decrescente. A apenas dois dias do final, a tensão e a excitação são palpáveis. Os pilotos estão a esforçar-se ao máximo, navegando nas dunas implacáveis e no terreno exigente do Empty Quarter.