O Dakar 2025 começa amanhã. É o rali todo-o-terreno mais longo, mais duro e mais difícil do mundo!
Os pilotos da Sherco Rally Factory, Lorenzo Santolino (P6 em 2021), Harith Noah (vencedor da classe 2 do Rali Dakar em 2024), Rui Gonçalves (P3 no Morocco Desert Challenge 2023) e toda a equipa estão prontos para A corrida de rali do ano.
O programa
O Rali Dakar 2025 levará os pilotos numa viagem épica pela Arábia Saudita, cobrindo um total de 8.000 quilómetros, incluindo mais de 5.000 quilómetros de especiais.
David Castera, Diretor do Rali Dakar: “No dia 3, teremos o Prólogo, 29 km de prova e 50 km de ligação. A angustiante etapa crono de 48 horas, antecipada para a primeira parte da prova, conduzirá quase diretamente à etapa maratona, que começará a determinar o resultado do evento. Na segunda semana, Shubaytah brilhará ao longe como um farol à espera dos participantes que conseguirem domar as dunas do Bairro Vazio. A separação dos percursos das especiais ao longo de mais de 45% da quilometragem total foi objeto de um cuidado meticuloso, uma abordagem testada e comprovada que tornará a corrida ainda mais suave e segura, ao mesmo tempo que complicará a navegação dos carros. Finalmente, a prova chegará ao coração dos bivouacs, que acolherão as partidas e chegadas das etapas, bem como o pódio final em Shubaytah, a 17 de janeiro”.
Equipa de Fábrica da Sherco Rally: Pilotos prontos para a glória do Dakar
Conheça os extraordinários atletas que representam a Sherco Rally Factory Team, uma potência de talento, determinação e paixão enquanto se preparam para o derradeiro Desafio.
Lorenzo Santolino
Data de nascimento: 4/8/87
Nacionalidade: Espanhola
Experiência: Com um desempenho consistente, Lorenzo traz anos de experiência e um foco a laser para a equipa.
Destaque do Dakar 2021: Terminou em 6º lugar na geral – o seu melhor resultado até à data.
O que é que o Dakar representa para ti?
“Para mim, é o objetivo do ano. O meu modo de vida gira em torno de estar no meu melhor quando estou na linha de partida do Dakar”.
Como foi o teu treino e há quanto tempo estás a treinar para esta edição?
“Assim que um Dakar termina, começam os treinos para a edição seguinte. Durante a minha última sessão de treino de bicicleta em Marrocos, senti-me confiante com a minha condução e navegação, especialmente com as últimas actualizações do nosso SHR”.
O que é mais importante para ti durante o treino?
“Ter um plano claro e manter-me concentrado nele. O apoio de toda a equipa é crucial para treinar nas melhores condições possíveis, especialmente durante os campos de rali”.
Qual é o vosso objetivo para esta edição do Dakar?
“Estamos a trabalhar arduamente para melhorar a minha 6ª posição geral de 2021. A minha motivação é ser um dos 5 melhores pilotos na linha de chegada e acredito que estamos prontos para lutar por isso”.
Qual é a tua melhor recordação do Dakar?
“Cruzar a meta no Dakar 2021. Foi a primeira vez que completei a corrida, alcançando o 6º lugar – um sonho tornado realidade naquele momento!”.
Rui Gonçalves
Data de Nascimento: 17/05/1985
Nacionalidade: Portuguesa
Percurso até ao Dakar: Transitou do motocross e do enduro para as corridas de rali, onde tem demonstrado resiliência e perícia.
Destaque do Dakar 2022: Garantiu um 3º lugar numa etapa, provando o seu valor entre a elite.
O que é que o Dakar representa para ti?
“O Dakar tem sido a minha vida nos últimos anos. Quase toda a minha preparação e concentração são dedicadas a essas duas semanas de corrida em janeiro”.
Como foi o teu treino e há quanto tempo estás a treinar para esta edição?
“O treino tem sido ótimo, especialmente nas últimas semanas em Marrocos. A preparação para o Dakar é um processo que dura um ano; assim que uma edição termina, começamos a trabalhar na forma de melhorar para a próxima”.
O que é mais importante para ti durante os treinos?
“A dedicação é fundamental e quando se gosta do que se faz, tudo se torna mais fácil”.
Qual é o teu objetivo para esta edição do Dakar?
“O primeiro objetivo de todos é terminar. Vou dar o meu melhor para melhorar etapa a etapa e conseguir o melhor resultado possível para a equipa”.
Qual é a tua melhor recordação do Dakar?
“Conseguir um 3º lugar numa etapa do Dakar 2022”.
Harith Noah
Data de nascimento: 29/01/1993
Nacionalidade: Indiano
Estrela em ascensão: Um pioneiro do desporto automóvel indiano, o percurso de Noah é um exemplo de coragem e determinação.
Melhor resultado: Vencedor da classe 2 do Rali Dakar em 2024.
O que é que o Dakar representa para ti?
“É a corrida mais importante do ano e o maior desafio para mim e para a minha equipa. A sensação de ultrapassar os meus limites motiva-me a continuar a participar no Dakar”.
Como foi o teu treino e há quanto tempo estás a treinar para esta edição?
“O treino tornou-se um modo de vida para mim. Desde que me tornei profissional, tenho treinado todos os dias de forma consistente”.
O que é mais importante para ti quando treinas?
“Melhorar continuamente”.
Qual é o teu objetivo para esta edição do Dakar?
“Terminar o rali e fazer um quilómetro de cada vez”.
Qual é a tua melhor recordação do Dakar?
“A etapa 10 do Rali Dakar 2024. Ganhei a classe Rally 2 e terminei em P5 na geral!
Fique atento para acompanhar a nossa aventura diariamente!